29 de nov. de 2010

Como montar uma agencia de propaganda de sucesso?

É a famosa pergunta de 1 milhão de dólares. Um dos seminários mais concorridos no Cannes Lions 2010 foi o que reuniu dois talentos do mercado publicitário mundial: Chuck Porter, fundador da norte-americana Crispin Porter Bogusky (que acaba de ser escolhida Agência Interativa do Ano aqui no Festival de Cannes) e o australiano David Droga, fundador e diretor de criação da Droga5, uma das agências de maior sucesso no mundo, baseada em NYC. Ambos tinham como missão responder à pergunta: como montar uma agência de sucesso?
Ninguém respondeu, de fato, porque ambos apontaram para o fator SORTE como uma variável essencial, mas contaram brevemente suas histórias e deram algumas dicas interessantes.

Porter, mais velho e mais experiente – a Crispin foi fundada em 1965 mas deu uma virada em 1994 – disse que nasceu querendo fazer o trabalho mais comentado no mundo. Queria que sua agência fosse desejada por jovens publicitários inteligentes. Queria ser uma agência que realizasse projetos, não apenas os inventasse. Atrair atenção com bons trabalhos é, segundo ele, mais importante no começo do que ganhar dinheiro.
A parte de Relações Públicas tem grande papel neste processo.

David Droga, da Droga5, que tem quatro anos de existência, diz que continua “lançando a sua agência” continuamente, sempre começando. Embora também não acredite muito em ter uma filosofia como guia, criou para sua agência uma bem ambiciosa: ser a empresa de criação mais influente do mundo.
- Nos impomos tantas condições que muitas vezes não nos damos a chance de ser brilhantes. Precisamos ter convicção a respeito do que fazemos e queremos fazer. E nunca esquecer que, o tempo todo, estamos construindo a nossa própria marca – disse Droga.
Sua fórmula – que pode ser vista em trabalhos como o Mini Counterfeit, que já ganhou o Grande Prêmio em Cannes – é ter fazer trabalho para se orgulhar e ser sincero, o tempo todo.
- As estrelas não se alinharão para apontar o momento certo de abrir uma agência. Apenas abra – encerrou.

Patrocinadora do seminário em Cannes e parceira financeira da Crispin desde 1994, a MDCPartners disse estar a procura de novos negócios em propaganda/comunicação para investir. Quem tiver uma idéia excepcional e quiser arriscar mandar para eles, em busca de financiamento, deve enviá-lo para startup@mdc-partners.net.-
Mande seu plano de negócio, mostre seu trabalho. Se nós gostarmos, investiremos – disse Miles Nadal, CEO da MDC , tentando boa parte da platéia do seminário

Fonte: Site Lions, colunistas ig - Claudia Penteado

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